docinho de tâmara, tahine e cupuaçu



sabe aquela vontadinha de doce que bate a tarde? nos momentos em que ela me pega, eu adoro saciar esse desejo com um bombonzinho. tenho a teoria de que tudo que é em formato de bolinha, pequeno e delicioso vem de intervenção divina, assim como esse docinho, rsrs. fácil fácil, serve para alegrar sua tarde e além do mais é super nutritivo.



tempo de preparo: 1 hora

dificuldade: bico

rendimento: 12-15 docinhos



ingredientes


  • 1 xícara de tâmara medjool

  • 1/3 xícara de tahine

  • 1/4 xícara cupuaçu em pó (pode também ser cacau em pó)

  • 1 tangerina (opcional)

  • 1 pitadinha de sal

  • Nibs de cupuaçú (pode também ser nibs de cacau)


modo de preparo


  1. abra as tâmaras ao meio e retire o caroço. com cada metade, corte em tiras finas e depois em quadradinhos pequenos. transfira-as para uma tigela grande.

  2. acrescente a tigela o tahine, o cupuaçú ou cacau em pó, uma pitadinha de sal e as raspas da tangerina, caso queira usar. para retirar as raspas da tangerina, rale suavemente sua casca em um ralador de ralo fino. tome cuidado para não chegar na parte mais clara, porque ela é mais amarga.

  3. em uma travessa rasa, distribua uma quantidade de nibs suficiente para passar as bolinhas (caso não tenha nibs, você pode também usar o cupuaçú ou cacau em pó)

  4. com as mãos amasse bem o conteúdo da tigela, até que se forme uma massa uniforme e que não fique tão pegajosa nas mãos.

  5. para fazer bolinhas mais uniformes, você pode usar uma colher medidora, ir retirando uma medida de cada vez e enrolando em formato de bolinha. mas caso vc não ligue para padrões você pode ir simplesmente retirando da massa o tamanho de bolinha que você quiser fazer.

  6. passe cada uma das bolinhas na travessa com os nibs e reserve.

  7. prontinho :)


obs: esse docinho congela super bem! é só retirar uns 10 minutinhos antes de comer.