quem tem pesto pronto, tem jantar express garantido, combinando comida de verdade com sabor italiano.
pesto é um purê de ervas super versátil que faz brilhar vários pratos para além do macarrão (que também é delicioso!). regar sobre vegetais assados ou grelhados, usar como molho para polenta, para nhoque, ou mesmo para passar na torrada. ai, já salivando!
originalmente, o pesto era feito no pilão e com pinolis, mas podemos adaptar e trocar as ervas e as oleaginosas para o que temos disponível na geladeira, o que está na estação e o que temos vontade de comer.
seguindo mais ou menos a mesma proporção dessa receita base, fazendo ajustes conforme seu paladar, provando e testando um pouco mais, vai dar bom! ;)
pesto "tradicional" de manjericão
ingredientes
3 xícaras bem comprimidas de manjericão
1/4 xícara de pinolis levemente torradas (pode trocar por outra oleaginosa ou semente)
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
1 dente de alho ralado
1 colher sopa de missô (opcional)
sal marinho a gosto
modo de preparo
separe, lave e seque bem as folhas de manjericão
no mini-processador de alimentos (vale também liquidificador ou mixer) processe primeiro o azeite com as castanhas, o alho e o missô, caso esteja usando. junte as folhas de manjericão e processe novamente até formar um molho – quanto menos você bater as folhas, mais verdinho o molho fica.
transfira para um pote de vidro e cubra com uma camada fina de azeite – isso evita que o pesto oxide e escureça
dica: para reter um sabor mais fresco dos ingredientes em pestos e em outros molhos de ervas frescas, pique na faca ou moa os ingredientes grosseiramente com um pilão em vez de usar um processador. ou pique as ervas grosseiramente antes e transfira para o processador no último segundo, para não esquentar e oxidar.
コメント