top of page

brownie de feijão preto com amêndoas

minha ideia aqui foi mostrar a versatilidade do feijão. com um pouco de criatividade, a gente pode fazer um novo uso dos ingredientes do dia a dia, trazendo um pouco de diversão e leveza para a culinária. testa e me conta!




tempo de preparo: 8h de molho do feijão e castanhas + 30 min cozimento feijão + 1h

rendimento:

dificuldade: difícil (desafio!)


ingredientes

  • 1 xícara de feijão preto

  • 1 rama de canela

  • 1 xícara de castanha de caju

  • 200g chocolate 70%

  • 1 colher de chá de óleo de coco

  • 1 xícara de açúcar mascavo

  • 4 colheres de sopa de cacau em pó

  • 1/3 de xícara de amêndoas picadas grosseiramente


modo de preparo

  1. coloque o feijão preto e as castanhas de molho por, pelo menos, 8h

  2. pré-aqueça o forno a 180ºC.

  3. unte uma assadeira média com um pouco de óleo de coco.

  4. escorra o feijão e descarte a água do remolho. transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e a canela em rama. tampe a panela e leve ao fogo alto. assim que começar a apitar, abaixe o fogo e conte 20 minutos.

  5. escorra as castanhas e descarte a água do remolho. bata as castanhas no liquidificador até obter um creme espesso e homogêneo. acrescente água aos poucos se necessário para bater melhor. reserve o creme.

  6. passados os 20 minutos do feijão, desligue o fogo e, importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. com uma pinça, retire e descarte a rama de canela. reserve o feijão com a água do cozimento.

  7. leve ao fogo uma panela pequena com um pouco de água e, sobre ela, encaixe uma tigela de vidro ou inox. importante: a tigela precisa ser grande o bastante para não encostar na água. nessa tigela de vidro acrescente o chocolate e o óleo de coco, e mexa de tempos em tempos, até o chocolate estar totalmente derretido. reserve.

  8. em uma panela média adicione o cacau, o açúcar mascavo e um pouco de água. leve a fogo baixo e fique mexendo até que o açúcar e o cacau estejam completamente derretidos, parecendo uma calda.

  9. adicione ao liquidificador o feijão cozido (sem a água), a calda de chocolate e o chocolate derretido. bata até atingir um consistência cremosa e homogênea.

  10. transfira a mistura para uma tigela grande, adicione o creme de castanha de caju e as amêndoas. misture bem.

  11. transfira toda mistura para a assadeira e leve ao forno por 20 a 30 min, até que esteja com uma crostinha parecendo de bolo.

  12. retire do forno, espere esfriar e se delicie!

bottom of page