leite de coco caseiro



quem nunca tomou ou fez alguma receita com leite de coco caseiro não sabe viver, na minha opinião, rsrs. brincadeirinha. mas eu não posso nem começar a explicar quão mais gostoso é o leite de coco caseiro em comparação aquele de supermercado cheio de aditivos e conservantes. bora tentar uma vez pelo menos pra ver quão incrível fica?


tempo de preparo: 30 min

dificuldade: média

rendimento: 2 copos pequenos


ingredientes

  • 1 coco seco (aquele marronzinho e peludo)

  • 1 xícara de água


modo de preparo


  1. para abrir o coco, vc tem algumas possibilidades: colocá-lo no forno pré-aquecido a 200º por 15 min, virar e depois mais 15 min (ou até que rache levemente) - esse método faz a polpa do coco sair mais fácil; bater nele nas laterais com um martelo (sim, um martelo) até que ele tenha uma rachadura para forçar um pouco a abertura, ou algum outro truque caseiro que vc tenha aprendido

  2. depois que o coco abrir levemente, deixe a água do coco escorrer em uma tigela ou em um copo (tome a água! ou guarde na geladeira para depois)

  3. retire a polpa do coco seco com a ajuda de uma faca de cozinha ou uma colher (tente criar uma alavanca, para polpa ir saindo em pedaços maiores)

  4. quando tiver retirado toda a polpa, transfira-a para um liquidificador e acrescente a água. bata por 1 min.

  5. em um pano de prato limpo (ou fralda de pano nova ou um voal), coe o líquido sobre uma tigela, espremendo bem com as mãos para extrair todo o leite.

  6. o que estiver na tigela é o seu leite, e o conteúdo do pano é a polpa, ou o resíduo

  7. o leite pode ser tomado com café, usado no preparo de moquecas, molhos, vitaminas e doces. a polpa pode ser usada também de inúmeras formas, mas vou deixar aqui a dica de procurar outra receita que já postei por aqui (LINK) ;)

boa cocada para vc!


obs: caso vc queria um leite mais sua basta acrescentar mais água. ;)