top of page

pastinha de tofu e manjericão

Updated: Oct 12, 2022

concordo que tofu em si não é lá muito apetitoso, mas a graça é justamente essa! você pode temperá-lo com o que quiser, dos jeitos mais variados. usando a imaginação, não cai na monotonia. o pãozinho da manhã pode ter sempre uma pastinha diferente! vc pode substituir a erva da vez, adicionar algum vegetal ralado, usar uma especiaria diferente ou optar por um sabor mais neutro... compartilho aqui uma combinação que eu gosto bastante, simples e saborosa.



tempo de preparo: 20 min

rendimento: 4 porções

dificuldade: bico!








ingredientes

  • 200g tofu

  • 1 maço de manjericão

  • 1 dente de alho

  • Suco de 1/2 limão

  • 1 colher de sobremesa de missô (opcional)

  • 1 colher de chá de melado (opcional)

  • Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


modo de preparo

  1. retire as folhas do maço de manjericão, lave-as e reserve.

  2. descasque o dente de alho e pique finamente.

  3. em um processador de alimentos (pode usar liquidificador também) adicione o tofu, o alho picado, o suco de limão, o missô e o melado caso esteja usando, as folhas do manjericão, sal e pimenta. bata todos os ingredientes até atingir a consistência desejada.


dica esperta: a depender do tofu que vc estiver usando, pode ser que seja necessário acrescentar água para atingir a textura desejada. se quiser uma pastinha mais lisa, vá acrescentando água aos poucos, cerca de 2 colheres de sopa por vez. então bata mais um pouquinho e veja como fica a consistência. acrescente a água até ficar como vc preferir.


dica esperta 2: para prevenir a oxidação do manjericão, ao guardar a pastinha, cubra com uma camada fina de azeite de oliva extra virgem.

bottom of page