top of page

pesto de brócolis e semente de abóbora

para uma salada incrementada, legumes grelhados, massa ou nhoque, esse molho pode parecer meio diferentão, mas tem os sabores equilibrados na medida certa. ;)


tempo de preparo: 40 min

rendimento: 1 vidro médio (4 porções para massa)

dificuldade: tranquilis!


ingredientes

  • 2 maços de manjericão

  • 1 brócolis ninja ou brócolis romanesco

  • 2 dentes de alho

  • 1/2 xícara + 3 colheres de s de azeite de oliva extra virgem

  • 1/2 xícara de semente de abóbora

  • 1/3 xícara de água (ou um pouco mais)

  • 1 colher de chá de sal marinho

  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto


modo de preparo

  1. retire as folhas dos maços de manjericão, lave-as e reserve

  2. corte o brócolis em floretes médios, de cerca de 3 cm – para ficar mais fácil, vire o brócolis de cabeça para baixo e vá cortando os floretes pela base. corte também os talos, mais ou menos do mesmo tamanho. retire também as folhas e corte-as grosseiramente. lave e seque com um pano de prato. reserve.

  3. descasque e pique os dentes de alho bem fininho.

  4. leve uma frigideira grande ao fogo médio. quando aquecer, regue com as 3 colheres de sopa azeite, adicione o alho e uma pitada de sal. refogue até que o alho esteja douradinho e acrescente o brócolis picado (talos também). refogue por 5 minutinhos, ou até que o brócolis fique macio. acrescente as folhas do brócolis nos minutinhos finais (elas cozinham mais rapidinho!). reserve.

  5. acrescente no liquidificador o azeite, as sementes de abóbora, o brócolis refogado, as folhas de manjericão, a água, sal e pimenta. bata tudo até obter um molho liso.


obs: caso escolha esse molho para uma massa, aconselho deixá-lo um pouco mais liso e para isso pode ser necessário acrescentar mais água quando for bater no liquidificador. acrescente 2 colheres de sopa por vez, bata mais um pouco e veja como fica a consistência. o ideal é que fique com uma textura mais líquida mesmo, para envolver bem o macarrão.


obs2: para armazenar, depois de transferir para um pote, cubra com uma camada de azeite – assim o manjericão não oxida. dura até 3 dias na geladeira o3 meses congelado.

bottom of page