sopa de repolho roxo e couve flor




eu sei, vc deve ter torcido o nariz só de pensar nessa combinação. mas eu garanto que ela fica com uma textura e sabor impecáveis!


tempo de preparo: 30-40 min

dificuldade: parece difícil mas não é!

rendimento: 3-4 porções (1,5 a 2L)


ingredientes


  • 1 repolho roxo grande ou 2 médios (aproximadamente 600g)

  • 1 couve-flor média

  • 2 inhames médios

  • 1 talo grande de alho poró

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

  • 1 L de caldo de legumes (pode ser água)

  • 1 pitada de noz moscada (opcional)

  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto


modo de preparo


  1. em uma panela pequena, coloque os inhames, cubra-os com água, adicione uma pitada de sal e coloque para ferver. deixe os inhames cozinhando por cerca de 30 min. após esse tempo espete com um garfo para checar se estão cozidos. se o garfo entrar sem dificuldade quer dizer que estão no ponto. quando estiverem cozidos, retire-os da panela e deixe esfriar um pouco.

  2. enquanto os inhames cozinham, lave, seque e pique o talo de alho poró. reserve.

  3. corte o repolho roxo ao meio, e corte cada metade em fatias. transfira para uma tigela e lave sob água corrente. reserve.

  4. descarte as folhas da couve flor e corte-a em pedaços médios. transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. reserve.

  5. em uma panela grande adicione o azeite de oliva, o alho poró e uma pitada de sal. refogue em fogo baixo por 3 min ou até que estejam translúcidos.

  6. adicione a couve flor e cubra com o caldo de legumes ou água. deixe cozinhar por 5-10 min, até que a couve flor esteja cozida.

  7. adicione o repolho roxo e mexa bem, para que todas as partes sejam cobertas pelo líquido. deixe cozinhar por 5 min.

  8. corte os inhames ao meio e retire as cascas enquanto ainda estiverem mornos, assim sairão mais facilmente.

  9. transfira para um liquidificador os inhames, o conteúdo da panela (com muito cuidado, pois está quente!), uma pitada de noz moscada, sal, pimenta do reino e bata até atingir uma consistência homogênea. caso seu liquidificador seja pequeno, talvez você tenha que bater em duas levas. se isso for necessário, sugiro usar duas panelas para despejar a sopa.

  10. prontinho, é só servir! você finalizar com umas sementinhas de abóbora, brotos, alguma verdura refogada e claro, uma fatia de pão de fermentação natural bem gostosa para acompanhar. se quiser aquecer um pouco mais, retorne para panela e deixe em fogo baixo.